012347


Direção-Geral da Administração da Justiça
imgFachada
Logótipo MJ
Imprimir
E N

Plataforma de e-learning



Formação Permanente


A plataforma de e-learning representa uma forma célere, eficaz, global e apelativa de diariamente fazer chegar aos seus utilizadores diversos recursos formativos nas áreas formativas de atuação do Centro de Formação, das quais destacamos:


  • Custas Processuais;
  • Processo Civil;
  • Processo Penal;
  • Processo do Trabalho;
  • Processo Administrativo e Tributário.


Para cada uma das áreas processuais poderão ser encontrados manuais, textos de apoio, legislação, notícias, notas informativas, entre outros.


A par das diversas disciplinas existentes, os utilizadores da plataforma de e-learning contam ainda com uma área reservada à participação de todos os oficiais de justiça, intitulada de “fóruns gerais de todas as áreas processuais”, onde se encoraja a partilha de dúvidas ou questões abstratas sobre os diversos temas processuais, permitindo, a par das diversas considerações e análise jurídico processual dos oficiais de justiça sobre o tema, uma participação dos senhores formadores coordenadores com vista ao seu esclarecimento genérico.



Cursos de formação em e-learning


O  Centro de Formação tem vindo a desenvolver a implementação da formação e-learning centrado num modelo essencialmente assíncrono no qual o formador e  formando não estão ao mesmo tempo na “sala de aula”, utilizando, quando ajustado, os fóruns como forma de comunicação.

 
Este modelo apresenta uma característica de grande flexibilidade, permitindo que o formando possa frequentar cursos ou consultar conteúdos formativos de acordo com o seu ritmo de aprendizagem e disponibilidade horária, uma vez que os conteúdos se encontram acessíveis a qualquer hora e em qualquer lugar.



Formação presencial e/ou b-learning


Seja qual for a modalidade adotada, assíncrona ou síncrona, a formação presencial representa, ainda, algumas vantagens, nomeadamente na motivação, socialização entre formandos e formador, estabelecendo vínculos relacionais apenas alcançáveis em sessões presenciais.

 
Nessa medida, o  Centro de Formação tem vindo a efetuar um esforço para conciliar o planeamento de ações de formação com recurso ao modelo de ensino à distância e presencial, comummente designada de formação b-learning.



imagem Acessibilidade
© 2008 - Direção Geral da Administração da Justiça - Todos os direitos reservados counter