012347


Direção-Geral da Administração da Justiça
imgFachada
Logótipo MJ
Imprimir

Modelo Simples do Balcão+ ações de formação

Estão a ser ministradas pela DGAJ 23 ações de formação cujo enfoque é o denominado Modelo Simples do Balcão+


Balcão+ Modelo Simples


No âmbito do Projeto Justiça + Próxima, o objetivo principal do projeto Balcão + é o atendimento mais próximo e célere dos cidadãos nos tribunais, através da concentração de todos os serviços num único posto de atendimento ao público.


Neste âmbito, estão a ser ministradas 23 ações de formação, cujo enfoque é o denominado Modelo Simples do Balcão +. Estas ações de formação têm uma carga horária de 3 horas cada, com formandos oriundos quer dos núcleos de menor dimensão da jurisdição comum, quer dos tribunais administrativos e fiscais, num total de 335 oficiais de justiça.

As ações de formação dividem-se em duas partes:


  • Na primeira, descreve-se o funcionamento do balcão de atendimento, incluindo a aplicação informática de gestão do atendimento PROXIMO.


  • Na segunda parte, procura-se enfatizar a importância da prestação de um atendimento ao público com qualidade, realçando os procedimentos a adotar não só nos casos do atendimento prioritário e preferencial, como também nas situações especiais dos cidadãos com deficiências físicas (invisuais) ou com deficiências sensoriais (paralisia cerebral).


A ligação da aplicação informática de gestão do atendimento PROXIMO aos sistemas de informação CITIUS e SITAF permite o registo de entrada e saída dos intervenientes das diligências, através dos elementos de identificação dos cidadãos, e a obtenção das declarações de presença no balcão de atendimento.


Além deste serviço, estarão também disponíveis nos balcões de atendimento a emissão de registos criminais, a prestação de informações legalmente previstas sobre os processos judiciais, a receção de pedidos de certidões e respetivas entregas.

Last modified: 07/09/2019 11:49 AM

imagem Acessibilidade
© 2008 - Direção Geral da Administração da Justiça - Todos os direitos reservados counter
</